A Quinta

O nosso espaço .

Porco Bísaro

A nossa raça ..

Produtos

Os nossos produtos .

Vila de Melgaço







 

  • O concelho de Melgaço insere-se na Região Norte, mais precisamente no Alto Minho. Limitado a Norte pelo Rio Minho, faz fronteira a Norte e a Leste com Espanha, e a Oeste e Sudoeste com os concelhos de Monção e Arcos de Valdevez.

    Aqui começa Portugal, Melgaço goza de um raro e inigualável património histórico e cultural. Possui uma grande diversidade de valores culturais que fazem a história das diferentes épocas, desde a pré-história até aos nossos tempos.

    O legado arqueológico de Melgaço é rico e diverso, basta atentarmos um pouco nos monumentos megalíticos, castros e monumentos ligados à arquitectura religiosa, civil e militar como as igrejas, castelos e pontes. O requinte está espelhado nos solares, paços e casas senhoriais um pouco por todo o concelho, dando a Melgaço uma importância acrescida na vida social e artística da região.

    E se o património, por si só, já convida a uma visita, as paisagens e tradições das gentes de Melgaço tornam-na inevitável
    Visitar Melgaço é tomar contacto com os vinhedos do Alvarinho, com as dezenas de pesqueiras que ponteiam a margem do rio Minho, sobretudo com os conventos, as igrejas e as capelas, algumas de traça românica.

    Melgaço é também paisagem e aventura, é um local de bem estar e bem comer, de pessoas acolhedoras e de espaços aconchegantes onde nos sentimos em casa!
    Delimitada, pelas belíssimas Serras da Peneda Gerês e do Soajo, com um vasto e riquíssimo património natural e paisagístico, mas também de espécies únicas como o caso do Cão de Castro Laboreiro – guardião por excelência, cão de companhia e de pastoreio. As actividades possíveis nestas paisagens são imensas: Rappel, Slide, Escalada, Paintball, Passeios de Jipe e Moto 4 e as inevitáveis caminhadas pelos trilhos de montanha e a mais recente, Ecoturismo, fazendo as delícias de quem ama e respeita a Natureza.

    O Rio Minho, fronteiriço com a  Galiza, e os seus afluentes têm as condições naturais necessárias à prática de desportos naúticos (Rafting, Cannyoning, Canoagem/Kayak)  proporcionando aos mais ousados emoções fortes e aventuras inesquecíveis.
    Melgaço é um roteiro obrigatório para apreciadores e especialistas gastronómicos. Aqui sobrevivem usos e costumes que conferem aos produtos locais características de requintado e irresistível sabor.

    A cozinha tradicional desta região é simples mas de grande qualidade, havendo uma relação directa entre os ingredientes colhidos na região e os pratos típicos tradicionais,  nomeadamente o cobiçado cabrito assado no forno de cozer o pão, a lampreia com arroz à bordalesa, frita com ovos ou assada, as trutas do Rio Minho abafadas, o sarrabulho, os grelos com rojões, a bola da frigideira, o bolo da pedra, a água d’unto, o bucho doce, as migas doces e os pastéis mimosos. Junte-se-lhe o insinuante presunto, de cor rosa-avermelhada e os diversos enchidos e acompanhados com um vinho Alvarinho, reúne todas as condições para usufruir de uma refeição magistral.

     

  •